Logo Tech Cleaner

Serviços

Higienização sistemas de condicionamento de ar e ventilação

Nosso sistema de higienização pode ser feito sem interrupção do horário de trabalho do cliente, bem como sem a remoção do sistema de dutos e seu revestimento.

Para iniciar nosso trabalho, elaboramos um planejamento, onde "in loco", verificamos as condições do ambiente de trabalho, suprimento de água, pontos de energia, horários de acesso, guarda de equipamentos e produtos, segurança e qualquer outro aspecto que possa merecer especial atenção para o desenvolvimento dos serviços.

Antes e após o nosso serviço, o interior do duto é filmado por microcâmera e gravado em DVR para sua apreciação e comparação. Apresentamos ao cliente Relatório técnico / fotográfico das condições dos sistemas, resalvando as intervenções realizadas e as adequações e providencias a serem tomadas.

O serviço de higienização de sistemas de climatização é realizado por nossa empresa através de corpo técnico próprio com supervisão de Engenheiros: Mecânico, Segurança do Trabalho e Químico, seguindo à Norma Brasileira:
ABNT NBR 14679 - Sistemas de condicionamento de ar e ventilação – Execução de serviços de higienização, segunda edição 06.06.2012.

Estando certos que o nosso serviço, além de auxiliar no funcionamento do sistema de ar-condicionado e ventilação dando maior vazão ao ar, economizando energia despendida, purifica sua qualidade, trazendo benefícios à saúde do ambiente interno, e de quem ou que se encontra nele.

Processos Alternativos de Limpeza
Historicamente é premente a necessidade das empresas efetuarem limpezas e manutenções periódicas dos dutos de ar condicionado, ventilação e exaustão, para tanto existem no mercado processos alternativos à utilização do sistema robotizado e escovação mecânica.

No entanto, todos os processos alternativos apresentam-se em desvantagem em relação ao Sistema Robotizado e escovação mecânica. O sistema é inovador desde sua concepção para inspeção dos dutos pelo Robô, que verifica internamente a situação dos próprios dutos.

Durante a inspeção o cliente acompanha visualmente e verifica como está fisicamente o interior dos dutos de circulação de ar. A inspeção fornece ao cliente uma documentação visual do estado em que se encontram os dutos.

Abaixo listamos os principais processos alternativos utilizados, e os comparamos com o Sistema Robotizado. Através desta análise, enumeramos as várias diferenças entre eles.

Em relação à desmontagem e remoção de dutos para limpeza
1) O Robô verifica, registra e documenta integralmente, em DVR, as condições originais dos dutos. A mesma preocupação é mantida para a verificação pós-execução dos serviços, como uma forma de comprovação da qualidade e da eficiência do trabalho;
2) Não há necessidade de destruição dos dutos ou instalação no dia a dia de trabalho nos ambientes;
3) A execução é mais rápida e os custos de implantação são muito menores.

Em relação à limpeza manual dos dutos
1) O tempo de execução dos serviços realizados pelo Robô e escovação mecânica é menor;
2) O Sistema Robotizado permite a verificação visual e possível análise posterior da qualidade da execução dos serviços, o que é impossível de ser feito nos trabalhos manuais, sendo a qualidade final do serviço manual muito questionável;
3) Limitação de atuação da mão de obra manual, a equipe é especializada em higienização de dutos;
4) O Robô e escovação mecânica tem menor necessidade de abertura de janelas em dutos, (no mínimo três vezes menos).

Em relação à troca do antigo sistema de dutos por novo
1) Menor custo de execução do Robô e escovação mecânica em relação à implantação de um novo sistema de duto;
2) Tempo de execução pelo Sistema Robotizado e escovação mecânica é muito menor e não há necessidade de interrupção ou interdição do local de trabalho.

Destacamos ainda que além do processo físico de limpeza e higienização de dutos serem completamente diferente e mais eficaz que as tradicionais, o processo associado ao Robô e escovação mecânica utiliza-se de mão-de-obra qualificada e treinada especialmente para este tipo de serviço.

O serviço de higienização é complementado com trabalhos de testes laboratoriais para exame das condições do ar no meio ambiente em que está sendo realizado o serviço.

Para a validação do serviço de higienização e de sua necessidade de execução a Tech Cleaner® segue a determinação de Norma técnica ABNT NBR 15848 – Sistemas de ar condicionado e ventilação – Procedimentos e requisitos relativos às atividades de construção, reformas, operação e manutenção das instalações que afetam a qualidade do ar interior (QAI) primeira edição 11.06.2010••.

Rua Henrique Monteiro, 234 • 5º andar • Pinheiros • São Paulo • SP

Email: atendimento@techcleaner.com.br

Telefone: 55 11 3814 2255

Desenvolvido por InterAGE